Dissertação - Raphael Feitosa

Dissertação de Mestrado (curso de Mestrado em Educação Brasileira)

Formação de professores de ciências biológicas na UFC: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado




Relata alguns aspectos da formação docente no curso de Ciências Biológicas, modalidade de Licenciatura, da Universidade Federal do Ceará.Investigamos a atual organização curricular do curso e destacamos as disciplinas de Instrumentalização para o Estudo/Ensino de Ciências, as quais possuem como característica a interdisciplinaridade, bem como as disciplinas de estágio supervisionado.Nestas últimas, fizemos observações das aulas e podemos perceber que predominaram nas aulas da disciplina o que denominados de ações da vertente psicologizante da educação, com base psicológica, onde o foco é no uso das diversas técnicas individuais.Ainda, compreendemos que os momentos de socialização entre os estagiários da disciplina sobre as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado foram encarados como uma terapia de grupo, ou seja, um momento de diálogo sobre os conflitos que marcam as primeiras experiências na profissão docente.A maioria dos estagiários percebe o currículo do seu curso como sendo um conjunto de disciplinas, e essas dentro de uma perspectiva educacional técnica e aplicacionista.Com base nos dados obtidos, percebemos que o currículo em ação é efetivado pelo corpo docente, que reelabora/reconstrói a proposta curricular formal, e defendemos a reflexão no estágio não pode ser restrita ao plano da individualidade, pelo contrário, as práticas curriculares dos professores formadores devem primar pela reflexão coletiva de todos dos atores sociais envolvidos com a escola, bem como necessitaria levar em consideração os aspectos sócio-culturais mais amplos da sociedade a qual pertence à escola, primando pelo engajamento com a transformação dessa sociedade.Para alimentar essa possibilidade chamamos de professor Profissional Reflexo-Engajado, aquele voltado à escola e à sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário